25/08/2006

Glastonbury - Chalice Well Gardens
Diz a lenda que o cálice da última ceia foi levado para Glastonbury por José de Arimateia, o homem que carregou o corpo de Jesus para o túmulo. A lenda narra também a forma como ele, ao chegar de barco, fincou o seu bastão no chão e se inclinou em atitude de oração. O bastão teria então criado raízes e dele teria nascido uma espécie de espinheiro, o Glastonbury Thorn, que ainda hoje floresce na Páscoa e no Natal, alimentando o significado mítico deste local.

A taça lendária teria sido enterrada nos Jardins do Santo Graal - Chalice Well Gardens, perto da fonte, também chamada Fonte de Sangue, por as suas águas apresentarem uma coloração avermelhada devido ao óxido de ferro.
Glastonbury não era mais do que uma ilha rodeada de pântanos (agora drenados) quando os primeiros cristãos ali se estabeleceram. Muitos defendem que essa ilha seria a lendária Avalon, dos tempos do rei Artur, cujo corpo estaria sepultado na abadia de Glastonbury, ao lado da sua amada Guinevere.
Depois da ultima batalha de Arthur, o rei moribundo terá sido levado para a misteriosa ilha de Avalon. Ordenou então a Sir Bedivere que se desfizesse da sua poderosa espada Excalibur, mas, quando aquele cavaleiro a arremessou ao lago, uma mão que saiu da água conseguiu agarra-la.

A procura do Santo Graal foi também parte da demanda dos Cavaleiros da Távola Redonda, simbolo de sabedoria, da fé e verdade espiritual.

Local de peregrinação, Glastonbury continua carregada de misticismo, onde a sua historia de confunde com inumeras lendas, atraindo multidões de visitantes, peregrinos ou simples curiosos.

site oficial
www.glastonbury.co.uk/

Sem comentários: