15/03/2009


Tarot

Uma arte secular, uma das vias místicas ocidentais mais importantes para leitura da sina, adivinhação, mas principalmente para auto-conhecimento.


É um baralho de 78 cartas, que se dividem em Arcanos Maiores e Arcanos Menores, sendo que a palavra "arcano" significa segredo ou mistério.
Os 22 Arcanos Maiores representam individuos que personificam uma característica ou arquétipo específico.
As 56 cartas dos Arcanos Menores representam acontecimentos, pessoas, comportamentos, ideias e actividades que fazem parte da nossa vida.

Na sua acepção mais simples, o Tarot é uma linguagem universal que se expressa através de uma multiplicidade de símbolos arquetípicos.

É intemporal, inspirador, abre caminhos, oferece orientação e faz a diferença no que respeita ao modo como a pessoa encara a sua vida e lida com os seus desafios.

Estranhamente, o Tarot parece conseguir descrever padrões de comportamento.
Somos exactamente aquilo que o Tarot diz sermos.

Ao captar a energia do momento, estamos pura e simplesmente a captar a nossa psique e poderemos também contactar com a faceta espiritual e psocológica da nossa natureza.

O psicólogo Carl Jung cunhou a palavra "sincronismo" para descrever estas coincidências plenas de significado, acreditando que a selecção de uma carta de Tarot é desencadeada por algo interior que precisa ser expresso ou tem de ser manifestado no mundo exterior nesse momento.




Sarah Bartkett, in "A Biblia do Tarot"

Sem comentários: