18/04/2007



Equinocio

No 1º dia de Primavera, o dia = noite, têm a mesma duração

Easter, Páscoa em inglês, deriva do nome da Deusa Eostre, ou Ostara, deusa anglo-saxónica da fertilidade, era (e ainda é) celebrada no Equinócio da Primavera com danças e festejos ao ar livre, no campo, saudando a chegada da Primavera, época da fertilidade e ressurgimento da vida depois do longo Inverno.
Os símbolos associados a Eostre são o Ovo, a Lua e o Coelho, seu animal sagrado.
A própria deusa Eostre, segundo algumas versões que relatam o mito, nasceu de um ovo incubado no solo e que eclodiu da própria terra, em analogia com a vegetação e animais que, após o período de hibernação, saem para o exterior.
O ovo e a lua, bem como o coelho são símbolos de fertilidade.
É um facto que, mesmo nós, mamíferos, devemos a nossa concepção à fecundação do ovo (óvulo) e que os ciclos de fertilidade feminina e da Natureza estão intimamente ligados aos ciclos do Sol e da Lua.

A Lua, ovo universal, liga-se ao óvulo feminino e ao ciclo menstrual, bem como à própria evolução fecunda da vida e da Terra, sempre em eterno movimento e alternância cíclica: desde a jovem virgem - a que ainda não foi mãe; passando pela forma adulta - a mãe que concebe e faz nascer,terminando na anciã e sábia, para voltar de novo ao princípio.


A celebração da Páscoa cristã decalcou os festejos dedicados a Eostre e absorveu os seus símbolos: os ovos e amêndoas (a forma oval é por de mais evidente) e os coelhinhos da Páscoa.
Sobre os coelhos, a sua simbologia associa-se à fertilidade, e deve-se fortemente ao facto de serem animais que criam as suas generosas ninhadas em tocas (no interior da terra).
Ilustra-se assim o renascimento da vida a partir de um estado embrionário, de recolhimento, a qual emerge do subsolo, numa afirmação de vitória sobre a escuridão do Inverno.
A Páscoa cristã, muito embora coloque o acento tónico na morte e sofrimento de Cristo, apela também à celebração do eterno retorno davida, do renascimento e ressurreição, a qual supera e vence a mortefísica.
É ainda, e desde sempre, uma festa calculada segundo os ciclosdo Sol e da Lua em relação à Terra.
O Domingo de Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da Lua Cheia imediatamente a seguir ao Equinócio da Primavera.

Entenda-se que o Pensamento dos Antigos, que elevava a Natureza auma ordem divina através da representação mitológica e expressa pelorito, compreendia uma leitura: tudo na Natureza é sagrado.


1 comentário:

marta disse...

E um post novo? Não? lol
Quero ler coisas bonitas e aprender mais ;)
Bjs