12/01/2010

Pecuária: causa nº 1 do aquecimento global



O documentário "Meat the truth" mostra uma realidade que nos escapa.
Já não é novidade mas para muitos ainda é uma surpresa.
O gás metano libertado pelos animais da indústria pecuária é 21 vezes mais potente e perigoso que o dióxido de carbono. Por exemplo, uma vaca leiteira produz em media 9 mil litros de leite por ano e, simultaneamente, 500 a 700 litros de metano por dia. Este metano equivale às emissões de CO2 de um veículo 4x4 que circule 56 km por dia.
O metano produzido por uma vaca anualmente, equivale ao CO2 produzido por um carro de média dimensão que ande 70 000 km, por ano.
Mais: tendo em conta que são necessários 7 kg de cereais para produzir 1kg de carne, é fácil perceber que metade da produção mundial de cereais não se destina ao consumo humano mas sim à produção de animais para abate.

Vale a pena ver este documentário, em 9 partes, no Youtube, produzido pela Fundação Nicolaas G. Pierson, da Holanda, país onde, pela primeira vez, foi eleito um membro do Partido pelos Animais.
Este é o site da fundação:
http://www.ngpf.nl/

Entre outras coisas, este trabalho mostra como podemos reduzir facilmente a emissão de gases de estufa apenas deixando de comer carne, nem que seja um dia por semana...

Uma conhecida ONG norte-americana, a Environmental Defense, lançou um desafio calculando o seguinte: se cada americano substituísse a carne por comida vegetariana uma vez por semana, isso seria o equivalente a retirar 500 mil automoveis das estradas dos EUA.

04/01/2010

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...

Quando é que pensam em deixar uns filhos melhores para o nosso Planeta?"