28/06/2008



Felicidade Interna Bruta


Butão é um pequeníssimo reinado hereditário nas encostas do Himalaia, espremido entre a China, a Índia e o Tibete. Não tem mais que dois milhões de habitantes, cuja maior cidade é a capital Timphu com cerca de cinquenta mil moradores.
O Butão está ameaçado de desaparecer dentro de poucos anos caso os lagos do Himalaia continuarem a encher devido ao degelo e chegarem a transbordar.
Governado por um rei e por um monge que possui quase a autoridade real, é considerado um dos menores e menos desenvolvidos países do mundo. Contudo, é uma sociedade extremamente integrada, patriarcal e matriarcal simultaneamente, sendo que o membro mais influente se transforma em chefe de família.
Butão possui algo único no mundo e que todos os países deveriam imitar: o "índice de felicidade interna bruta".
Para o rei e o monge governante o que conta em primeiro lugar não é o Produto Interno Bruto medido por todas as riquezas materiais e serviços que um pais ostenta, mas a Felicidade Interna Bruta, resultado das políticas públicas, da equitativa distribuição da riqueza que resulta dos excedentes da agricultura de subsistência, da criação de animais, da extração vegetal e da venda de energia à Índia, da ausência de corrupção, da garantia geral de uma educação e saúde de qualidade, com estradas transitáveis nos vales férteis e nas altas montanhas, mas especialmente fruto das relações sociais de cooperação e de paz entre todos.
Por detrás deste projeto político funciona uma imagem multidimensional do ser humano. Supõe o ser humano como um nó de relações orientado em todas as direcções, que possui sim fome de pão como todos os seres vivos mas principalmente é movido pela fome de comunicação, de convivência e de paz que não podem ser compradas no mercado ou na bolsa. A função do governo é atender à vida da população na multiplicidade de suas dimensões. O seu fruto é a paz.
Butão dá-nos um belo exemplo.
Sábia foi a observação de um pobre de nossas comunidades que comentou:
"Aquele homem é tão pobre mas tão pobre que tem apenas dinheiro".
E era notoriamente infeliz.
Leonardo Boff


25/06/2008

Uma foto surpreendente e única.
Pôr do sol no Polo Norte, com a lua no seu ponto mais próximo.

16/06/2008

A vida é uma dádiva


Se considerares que nada, absolutamente nada é teu, se considerares que quando vens àterra não tens nada e quando te vens embora da terra não trazes nada…
É a vida, amigo, é a vida quem te dá tudo. Absolutamente tudo.
A vida dá-te tudo, desde o ar que respiras até à roupa que vestes, os filhos que tens, os amigos, a tua educação, dinheiro, emprego, relações.Já reparaste na quantidade de coisas e pessoas que a vida já te deu? Porque é que ficas sempre a olhar para o que não tens?
Começa a percepcionar todas as coisas que a vida já te deu. Tudo o que tens recebido.
Começa a ver, uma a uma, cada coisa que a vida se disponibilizou a oferecer-te, cada coisa, cada pessoa, cada emoção.
E tenta sentir a gratidão por tantas coisas já recebidas.Deixa essa gratidão crescer no teu peito. Deixa que ela invada com a sua frequência excepcional a tua energia.
E nunca mais vais ver a vida da mesma maneira.

JESUS