22/01/2008










Lembram-se dela? Ah pois... já passaram mais de vinte anitos...

Então não é que me lembrei de a procurar? E foi uma deliciosa surpresa.
Nena continua linda, mais madura - tem 48 anos - cheia de estilo e não pára!!

Tem vários albuns editados mas o sucesso mais recente foi em 2002, quando reeditou muitos dos seus exitos num album comemorativo dos vinte anos de carreira - Nena feat. Nena.
A sua voz doce e inconfundivel tornam a lingua alemã muito mais musical do que seria de esperar e prova que a música é realmente universal.

Continua a apostar nos sons electrónicos (primeiro estranha-se mas depois entranha-se), alheia a modas mas sempre na linha da frente.
E se nos anos 80 a sua perfomance vocal deixava algo a desejar, agora é dona de uma voz muito mais versátil.
É sabido que Nena não gosta muito de cantar em inglês, ou melhor, não gosta nada de ver traduzidas as suas canções para inglês, o que é uma pena.

Como se não bastasse, Nena também tem preocupações ecológicas e sociais -
reuniu os amigos para gravarem uma nova versão de "Wunder Gesehen" (tradução livre: Miracles Happen), para a campanha Red Nose, talvez por ser mãe de 4 crianças e ter perdido um filho com 11 meses.

Esteve também envolvida na criação de uma escola em Hamburgo no ambito de um projecto educacional e o seu trabalho mais recente chama a atenção para questões ambientais no tema "Mach Die Augen Auf" (Open your eyes) como se pode verificar no site oficial da cantora (todo em alemão).
http://www.nena.de/

"Cover Me", é um duplo de covers com um único original, "Mach die Augen Auf".
Este trabalho inclui temas famosos em terras germanicas no 1º cd, e, por exemplo, uma versão de "Heroes", de David Bowie, entre baladas como "Mein Weg ist Mein Weg", e rock pesado de "Remmidemmi" e até um cheirinho a Dietrich em "Ich Werde Dich Lieben".

No 2º cd encontramos grandes clássicos dos Stones, Dylan, Moby, The Cure, enfim, uma grande variedade sonora em que a voz é o único ponto em comum. Destaco "She´s a Rainbow", "Starman", "Big Yellow Taxi", "Slipping Away" e "Friday I'm In Love".
Comprei e vale mesmo a pena.

Deixo aqui o video promocional de "Cover Me"para espreitarem o trabalho desta artista que ainda tem muito para oferecer.


Site sobre Nena, em português: NenaPortugal