23/04/2007


http://www.youtube.com/watch?v=CcTEUBqHRSw


Foi para mim o maior momento de sempre da historia da politica mundial. Imperdivel.

A piada que desmanchou Bill Clinton durante a conferencia de imprensa após um encontro entre os dois estadistas em Outubro de 1995:
"Se leram a imprensa de ontem foi dito por todo o lado que esta cimeira seria um desastre. Posso agora dizer que são vocês (os jornalistas) o desastre."

Boris Yeltsin passou para o outro lado da vida aos 76 anos, a 21 de abril de 2007











18/04/2007



Equinocio

No 1º dia de Primavera, o dia = noite, têm a mesma duração

Easter, Páscoa em inglês, deriva do nome da Deusa Eostre, ou Ostara, deusa anglo-saxónica da fertilidade, era (e ainda é) celebrada no Equinócio da Primavera com danças e festejos ao ar livre, no campo, saudando a chegada da Primavera, época da fertilidade e ressurgimento da vida depois do longo Inverno.
Os símbolos associados a Eostre são o Ovo, a Lua e o Coelho, seu animal sagrado.
A própria deusa Eostre, segundo algumas versões que relatam o mito, nasceu de um ovo incubado no solo e que eclodiu da própria terra, em analogia com a vegetação e animais que, após o período de hibernação, saem para o exterior.
O ovo e a lua, bem como o coelho são símbolos de fertilidade.
É um facto que, mesmo nós, mamíferos, devemos a nossa concepção à fecundação do ovo (óvulo) e que os ciclos de fertilidade feminina e da Natureza estão intimamente ligados aos ciclos do Sol e da Lua.

A Lua, ovo universal, liga-se ao óvulo feminino e ao ciclo menstrual, bem como à própria evolução fecunda da vida e da Terra, sempre em eterno movimento e alternância cíclica: desde a jovem virgem - a que ainda não foi mãe; passando pela forma adulta - a mãe que concebe e faz nascer,terminando na anciã e sábia, para voltar de novo ao princípio.


A celebração da Páscoa cristã decalcou os festejos dedicados a Eostre e absorveu os seus símbolos: os ovos e amêndoas (a forma oval é por de mais evidente) e os coelhinhos da Páscoa.
Sobre os coelhos, a sua simbologia associa-se à fertilidade, e deve-se fortemente ao facto de serem animais que criam as suas generosas ninhadas em tocas (no interior da terra).
Ilustra-se assim o renascimento da vida a partir de um estado embrionário, de recolhimento, a qual emerge do subsolo, numa afirmação de vitória sobre a escuridão do Inverno.
A Páscoa cristã, muito embora coloque o acento tónico na morte e sofrimento de Cristo, apela também à celebração do eterno retorno davida, do renascimento e ressurreição, a qual supera e vence a mortefísica.
É ainda, e desde sempre, uma festa calculada segundo os ciclosdo Sol e da Lua em relação à Terra.
O Domingo de Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da Lua Cheia imediatamente a seguir ao Equinócio da Primavera.

Entenda-se que o Pensamento dos Antigos, que elevava a Natureza auma ordem divina através da representação mitológica e expressa pelorito, compreendia uma leitura: tudo na Natureza é sagrado.


06/04/2007



Código de Cristo - O Túmulo Perdido

Um documentário realizado pelo cineasta James Cameron para o Discovery Channel relata a teoria de uma equipa de arqueólogos sobre dez ossários do séc. I d.C. encontrados por acaso, durante uma obra, em 1980, em Jerusalém e que poderiam ser de Jesus Cristo e sua familia.

Apenas seis dos túmulos tinham inscrições. Mas o que diziam chegou para deixá-los em êxtase: «Jesus, filho de José»; «Maria»; «Mateus»; «Judas, filho de Jesus»; «José»; e «Mariamene e Mara», dois nomes atribuídos pelas seitas primitivas a Maria Madalena.
Para além de retomar a teoria de uma eventual relação entre Jesus e Maria Madalena, a polémica acende-se porque porque a alegada descoberta põe em causa a Ressurreição.

As comunidades católicas estão em polvorosa e nalguns países conseguiram que o documentário não fosse exibido.

A SIC vai mostra-lo no domingo dia 15 de Abril.
O site oficial do documentario: